segunda-feira, 3 de setembro de 2007

REVISTA ACROPOLIS MAGAZINE

Ano X | 59 | João Pessoa | Abril 2007



CIDADE VIVA
Muitos só precisam de uma chance!
por Fabiana Nóbrega


Resgatar o homem em todas as dimensões de sua existência, visando a transformação da nossa sociedade. Que as pessoas vivam com dignidade e sejam frutíferas no mundo. Essa é a missão do Projeto Cidade Viva.
Como personagens e espectadores da vida real, costumamos assistir cenas tão tristes que paralisam os sentidos perante o sentimento de impotência em promover mudanças. Crianças catando papelão para proteger o sono do frio e do sereno; idosos escorando seu cansaço em uma bengala para conseguir mendigar o pão daquele dia; famílias em pleno desespero por não saber combater a força devastadora das drogas em um lar.
Foi a contemplação de momentos tão dolorosos como esses que levou o jovem pastor paraibano Sérgio Augusto de Queiroz a jogar as dificuldades para o alto, arregaçar as mangas e começar a construção de uma cidade especialmente moldada para a solução desses e outros problemas que colocam em risco a vida humana. Isso mesmo, uma cidade inteira! A Cidade Viva.
Pastor Sérgio, também procurador da Fazenda Nacional no Estado do Paraíba, havia assumido a Igreja Batista do Bessamar há apenas 15 dias, quando uma senhora aproveitou a passagem em frente ao local e resolveu entrar. Ao ser encaminhada ao pastor, ela relatou que era viúva e seu único filho homem estava vendendo tudo em casa para comprar crack. Após absorver o sofrimento daquela mãe, pastor Sérgio foi visitar o jovem em sua casa. “Encontrei um trapo de gente. Ao questioná-lo se queria sair das drogas, ele disse que sim. Mas para onde encaminha-lo?”, lembra daquela indagação aflita.
Era julho de 2004. Em outubro do mesmo ano, o terreno para construção do Projeto Cidade Viva foi comprado. "Passamos um ano e meio com condições para pagar apenas as primeiras parcelas, mas, em janeiro de 2006, já conseguimos dar início as obras do Centro de Reabilitação para Dependência Química", orgulha-se, enfatizando que o atual prédio ocupa hoje apenas um terço do projeto final da Casa de Recuperação. Por sua vez, a Casa de Recuperação é apenas um "bairro" da Cidade Viva.
Com uma área de um milhão e 500 mil metros quadrados, maior que o bairro de Tambaú, em João Pessoa, a propriedade localiza-se às margens da BR- 101, a 12 km do centro da capital paraibana. O espaço gigantesco é ideal para abrigar a realização de todos os sonhos do Projeto Cidade Viva: Casa de Reabilitação para Dependência Química, Abrigo para Órfãos, Abrigo para Idosos Abandonados, Núcleo de Inserção Social para Ex-­prostitutas, Núcleo de Inserção Social para Ex-presidiários, Clínica Médica e Psicológica, Centro Poli - esportivo, Parque de Conscientização Ambiental, Faculdade de Teologia e Ciências Sociais, Oficinas de Profissionalização e Cursos de Empreendedorismo, além de Área para Acampamentos, Centro de Treinamento de Liderança e um grande Centro de Louvor e Adoração, com capacidade inicial para sete mil pessoas. Tudo isso, sem contar com a área ao ar livre para realização de eventos e shows evangélicos.
O Projeto Cidade Viva consiste na pregação do evangelho de maneira contemporânea e relevante, aliada a uma série de ações sociais que visam a transformação da sociedade. Atualmente, dez pessoas já estão sendo atendidas na primeira ala do Centro de Reabilitação para Dependência Química. Quando estiver finalizado, O Centro terá capacidade para cerca de 60 pessoas. A perspectiva é que cada hóspede permaneça no Centro durante, aproximadamente, seis meses, tendo direito a estadia, alimentação e tratamento baseado em terapia ocupacional, incluindo estudos, aulas de música, prática de esportes e cuidados com a horta. Tudo acompanhado por médicos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e músicos voluntários.
A manutenção do Projeto também é realizada pela Primeira Igreja Batista Bessamar, que cobre de 40% a 100% do valor do tratamento, concedendo bolsas parciais ou integrais, dependendo da condição financeira do paciente.
Um grande casarão que já existia na propriedade também está em fase final de reforma, e dará lugar ao Centro de Treinamento de Liderança. Na foto em destaque, O projeto de um bairro da Cidade Viva: O espaço multifuncional para esportes, atendimento médico, psicológico e salas para aulas e treinamentos profissionalizantes. Um sonho que logo se tomará realidade!
Para a construção dos demais "bairros" que integrarão a Cidade Viva, serão necessários cerca de R$ 10 milhões, mais R$ 250 mil para finalizar o pagamento do terreno.
"Não pergunte o que você vai ganhar de volta com as suas doações. Diga o que você pretende renunciar para que o projeto se realize". Com esse lema, Pastor Sérgio conseguiu arrecadar, em pouco mais de dois meses o valor para entrada do terreno. "Quando decidimos comprar a propriedade não tínhamos nem 1 % do valor cobrado pelo antigo proprietário", recorda.
Com o objetivo de contribuir no custeio do Projeto, os organizadores da Cidade Viva assumiram o desafio de gravar o primeiro DVD Gospel do Nordeste, utilizando recursos escassos da própria comunidade. O resultado já foi bastante elogiado por artistas e empresários durante a EXPO Cristã Rio e São Paulo! Tanto que já estão se preparando para gravar o segundo.
Maiores informações sobre o Projeto, assim como contribuições ideológicas, financeiras ou voluntariado: www.cidadeviva.org // sergiosamara@gmail.com // (83) 3246-7471.
Muitos têm ingressado nesse sonho de amor ao próximo, cuja realização plena será a certeza de uma vida real para milhares de pessoas!


Fabiana Nóbrega

Revista Acrópolis Magazine
Ano X
| nº 59
P
áginas 72 e 73
João Pesso
a | Abril 2007



Nenhum comentário: