quarta-feira, 14 de maio de 2008

CENTRO COMERCIAL ROMULO





Planta Baixa Terreo


Planta Baixa Superior


Fachada Sul


Fachada Oeste


Corte AA


Corte BB


Detalhe 1


Detalhe 2


Detalhe 3


Outros Detalhes 1


Outros Detalhes 2


O projeto foi concebido numa estrutura metálica de fácil e rápida execução, pensando nas dimensões industriais das peças utilizadas.

O empresarial ocupa uma área de 92.15x 20.65m num total de 1902m², tendo sua maior dimensão orientada para o sul.

A estrutura foi distribuída de 6 em 6m, obtendo-se 13 módulos, com o central servindo de hall do edifício. Neste encontra-se o acesso vertical ao pavimento superior. A circulação vertical é feita através de uma escada com estrutura metálica para não fugir do contexto do edifício. No piso do pavimento superior, a solução adotada foi uma laje de concreto moldada in loco.

Para a estrutura principal usou-se laminados em aço galvanizado com perfil “I”, suas dimensões variam de acordo com a carga exercida. Os perfis utilizados foram os de 18, 8 e 6 polegadas. Para a estrutura da coberta foi escolhido perfil de chapa dobrada. No telhado optou-se por telha em alumínio apoiadas em terças, também de perfil de chapa dobrada, apoiadas sempre nos nós da estrutura da coberta. Na cobertura da circulação superior criou-se um sistema de chapas dobradas para fixação da mesma e recolhimento das águas.

No fechamento dos espaços três tipos de fechamentos foram utilizados: alvenaria entre as salas e para os banheiros; vidro temperado entre salas e circulação; e tela metálica para a circulação superior, que fica em balanço, permitindo assim a livre passagem de ar. No módulo central o fechamento é realizado com vidro para diferenciar dos demais módulos. Neste ainda foi instalada uma marquise em vidro temperado incolor e tubo retangular de aço, atarantada com varão galvanizado, para marcar a entrada do empresarial.

Enfim temos um empresarial com uma arquitetura limpa e que se utiliza dos recursos atuais de estruturas metálicas, concedendo ao edifício leveza, simplicidade e dinamismo.



PROJETO CENTRO COMERCIAL
ARQUITETURA MARCELO DINIZ, MÁRCIO LUCENA E KLEIMER MARTINS
LOCAL MANAÍRA . JOÃO PESSOA /PB
ANO PROJETO 2004
ÁREA CONSTRUÍDA 1.902m²
ÁREA TERRENO 2.328m²
MODELAGEM 3D MARCELO DINIZ
IMAGENS 3D KLEIMER MARTINS



3 comentários:

Anônimo disse...

I like your style, the particular inescapable fact that your webpage is a little bit different tends to make it so useful, I get tired of discovering same-old-same-old almost all of the time. I have I just stumbled on this page by you Thank you.

Anônimo disse...

Hey extremely good blog site! Guy Attractive Amazing I will bookmark your weblog and take the feeds also.

Anônimo disse...

I saw something about that topic on TV last night. Great post.